OS MITOS QUE AS VOVÓS CONTAM

Como é gostoso conversar com a vovó e o vovô e escutar histórias e estórias, não é mesmo?
Mas existem alguns mitos e frases repetidas tantas vezes ao longo da história que quase passam a ser consideradas verdades. Muitas são inofensivas mas em alguns casos é preciso cautela!
Vamos citar algumas;

" CREME DENTAL É ÓTIMO PARA TRATAR QUEIMADURAS"
Não passe creme dental em queimaduras! o correto é não passar nada na queimadura sem a orientação de um médico. Qualquer produto químico em contato com a superfície queimada pode piorar o quadro do ferimento.

"CERVEJA PRETA AUMENTA A PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO"
De forma alguma! A lactante precisa de muita água, frutas e leite, mas nada de cerveja ou outra bebida alcóolica.Essa polêmica voltou quando a cantora Mariah Carey declarou que tomava a bebida durante o aleitamento de seu bebê.
Lembre-se que tudo que for ingerido será passado para o bebê, e ele merece um cuidado especial.

"ÁGUA COM AÇÚCAR ACALMA OS NERVOS"
Os grãos adocicados até induzem a liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem estar. Mas a reação não é tão ligeira assim.
É muito mais válido e saudável oferer uma chá de camomila ou um suco de maracujá.

" BOLO QUENTE DÁ DOR DE BARRIGA"
Outra história sem pé nem cabeça. Quando a comida passa pelo esôfago, o corpo já se adapta à sua temperatura. O que pode causar algum mal estar é a quantidade ingerida ou algum ingrediente presente no bolo.

" SOPRAR O MACHUCADO FAZ A DOR PASSAR MAIS RÁPIDO"
Quando a criança rala o joelho é comum alguém assoprar a ferida na tentativa de aliviar o ardor, mas essa atitude pode ajudar a contaminar ainda mais a lesão, pois leva bactérias para dentro do machucado. O melhor remédio é lavar o machucado com água e sabão e se o corte for mais profundo o melhor é procurar o médico se houver a necessidade de dar pontos.

Mas não vamos deixar as vovós tristes pois nem tudo é mito, eles são donos de muita sabedoria e experiência que devem ser levadas em conta. Seus conselhos são confortadores em nossas indecisões, seus chás são alívio de muitas dores e mal estar, seus bolos são a maravilha dos deuses e sua presença  indispensável em nossas vidas!

Comentários

Postagens mais visitadas