AUTOCUIDADO - Você pratica?




Quando falamos em autocuidado, o que passa na sua cabeça?
Um dado da OMS aponta que Doenças Crônicas Não Transmissíveis (diabetes, cardiopatias) matam 16 milhões de pessoas (antes dos 70 anos) no ano.
O autocuidado nada mais é do que a importância que damos a nossa própria saúde e isso diz muito sobre a qualidade de vida de cada um.
Praticar o autocuidado começa na atenção e cuidado com atividades rotineiras como higiene pessoal, nutrição, atividade física, saúde mental para discernir o que faz bem e o que faz mal.
Autocuidado é uma medicina preventiva que fazemos em casa diariamente e que nos poupa de muitos outros gastos com remédios, tratamentos, mal estar, estresse e futuros problemas mais graves. 




Quer saber se você pratica o autocuidado? 
Olha essas dicas: 


1- INFORME-SE
Ler, conversar e se informar sobre o que você consome é uma ótima forma para tomar decisões e desenvolver noções de cuidado para sua saúde mental e física. 

2- CONHEÇA A SI MESMO
Saber e praticar autoexames é essencial na prevenção de doenças e males rotineiros. Toda alteração no seu organismo deve ser conversado com seu médico. Fique atento e não deixe passar. 

3- ATIVIDADE FÍSICA
Aquele velho, porém eficaz, botão para saúde. O sedentarismo é um dos maiores causadores de doenças e de enfraquecimento do corpo (tanto físico quanto mental!) 

4- ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL 
Não significa ser um fiel adorador do fit, fitness, light, low carb ou outra denominação que vemos diariamente nos post e revistas. É buscar cuidar de tudo que entra em contato com seu corpo, a começar pela alimentação (que é a melhor medicina). Busque ingredientes frescos, naturais, sem processos industriais, refinamentos. Atenção ao modo de preparo do que você come. Busque fontes confiáveis de nutrição. Garantir que seu corpo tenha uma nutrição correta e da melhor qualidade é garantir que seu dia seja produtivo, que você tenha mais disponibilidade e tudo isso influencia no tempo que você tem para fazer tudo que deseja. Por isso, REPENSE seu estilo de vida! 


Comentários

Postagens mais visitadas